Blog

30 de janeiro de 2018

Cuidado que é Golpe! UNIMED oferece Plano de Saúde de graça

Está em todos os blogs! UNIMED oferece Plano de Saúde de graça por 1 ano? E os golpes pelo WhatsApp não param. Milhares de pessoas foram atingidas este ano e é bom tomar muito cuidado com as informações que circulam em seu mensageiro predileto.

O caso mais recente de golpe pelo mensageiro envolve a falsa promessa de um ano gratuito de plano de saúde Unimed em troca das informações das vítimas.

 

Segundo analistas da Kaspersky,  golpistas utilizam o WhatsApp para oferecer ‘plano de saúde gratuito por 1 ano em nome da Unimed’, e para isto utilizam-se da técnica de phishing* para atrair as vítimas.

Nessa tática, a ideia é fazer com que os próprios usuários enviem suas informações pessoais e bancárias em páginas supostamente verdadeiras. Na maioria dos casos, promoções ou a falsa informação de que o usuário está devendo algum valor são usadas como iscas para atrair mais vítimas. Em outras situações, páginas completas de empresas são replicadas para ter acesso a dados privados.

Na campanha envolvendo a Unimed, a mensagem dos cibercriminosos orienta os usuários a clicarem em um link para ter direito ao período de plano de saúde gratuito. Ao acessar a página, é necessário responder três perguntas rápidas. Para incentivar os usuários a completarem o processo, a campanha informa a quantidade de “convênios grátis disponíveis”.

Depois de responder às perguntas, é necessário compartilhar “compartilhar essa campanha com todos seus amigos e grupos no WhatsApp”. A página conta, ainda, com supostos comentários de pessoas que tiveram êxito ao solicitar o plano de saúde gratuito.

É uma farsa já amplamente comentada e rebatida pela Unimed no Twitter. Tome cuidado para não cair em mais esta.

*Phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos, músicas e outros dados pessoais ao se fazer passar por uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isso ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea e SMS.

Fontes:

  • Uol Tecnologia
  • Tecnologia – iG
  • Wikipedia
Segurança Digital
Sobre i3cti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: