Blog

6 de fevereiro de 2018

Gerenciamento de Hardware: Uma boa prática de redução de Custos

Quem em algum momento não teve algum problema no seu computador? Isto infelizmente ocorre tanto na nossa empresa quanto em casa mesmo. E as perdas acarretadas podem ser parciais ou na maioria das vezes total de arquivos, sistemas etc, o que nos causa um transtorno terrível e irreparável.

E é incrível como nossa cultura perpetua a procrastinação ou descaso mesmo, a ponto de boas práticas de preservação serem abandonadas rapidamente pelo “trabalho” dá.

E por mais que isso aconteça, muita gente ainda não leva em consideração a importância do cuidado de utilização dos sistemas operacionais, dos equipamentos que compõem o computador, os acessos a redes e a limpeza dos componentes internos, que fazem com que todo o funcionamento do micro esteja perfeito.

Para estes casos é que temos práticas consagradas de Gestão de Hardware, que são práticas de TI para manter em perfeito funcionamento todos os Ativos das Empresas e prever eventuais problemas sem prejuízos de paradas não programadas.

O que devemos ponderar? Sua empresa é pequena ou é grande? É escritório em casa? Ou é em casa mesmo que tem 5 computadores, 3 tablets e n Smartphones? Em todos os casos, talvez  ter um profissional Gestor de Hardware não saia tão caro quanto todo o conserto que será necessário nesses casos, já que a função desse gestor (ou técnico) é o total controle dos equipamentos que trabalham para a administração da empresa e uso doméstico, bem como monitoramento de funcionamento do sistema operacional, da rede, da segurança de saída e entrada de informações através da internet, gestão de backups e sistemas.

E todas estas boas práticas podem sair do informal para serem completamente terceirizadas e existem boas empresas especializadas neste ramo a custo competitivo.

Ma o que seria esta Gestão de Hardware?

  • Manutenção Preventiva e Corretiva
  • Administração de Redes
  • Gerenciamento de Backups
  • Segurança Digital.

Manutenção Preventiva

É a prática de prever algum evento antes que o mesmo aconteça. Na informática, usamos esse termo para prevenir qualquer dano que o computador possa sofrer, como problemas no HD, na memória, no processador, infecção por vírus e até mesmo falhas no sistema operacional. Obviamente que não é possível ser assertivo 100% das vezes, mas boa parte das perdas por defeitos desconhecidos em periféricos de computadores acontecem por falta de uma prevenção adequada.

Vamos para um exemplo: o “travamento de um PC” não é algo normal; qual seria o motivo? Muitos podem pensar que ocorreu um aquecimento no processador, ou que foi algum defeito do HD. Tudo isso é possível de ser prevenido: ao realizar a manutenção preventiva são utilizados softwares específicos para fazer essas checagens e mostrar se tais problemas existem, em tempo hábil de serem corrigidos antes de uma pane e garantindo uma vida útil maior tanto para o equipamento quanto para o sistema operacional.

Manutenção Corretiva

Aqui nós corrigimos algum problema existente, quando não é possível prever (na manutenção preventiva) algum problema maior. A manutenção corretiva tem como finalidade solucionar problemas mais graves, como defeitos que
inutilizam memória, ou queima de HD, troca de uma placa de vídeo, etc, o que gera muitas vezes a necessidade de substituição e nova instalação do sistema operacional .

Mas afinal de contas não seria possível resolver isto levando o computador para uma assistência técnica?

Sim, claro que poderia. Porém a loja não sabe a finalidade do uso de seu equipamento, quais programas são necessários para a
administração da empresa, e, um detalhe, em muito dos casos os arquivos que estão em um HD queimado podem ser recuperados, e geralmente lojas e assistências técnicas não fazem isso e pouco se importam com isto.

Sem falar que um profissional de TI voltado para Gestão de Hardware tem exatamente o papel de achar soluções para minimizar os danos à máquina, ajudando entre outras coisas no ganho de tempo para que você tenha foco exclusivamente no seu negócio chave. Também é preciso mencionar que lojas/assistências técnicas estão ali para vender novos produtos, e não para recuperar um equipamento danificado.

Claro que cada empresa tem sua cultura no que diz respeito à forma de Administrar seus Ativos e isto deve ser respeitado. Mas ponderamos que a prevenção REDUZ CUSTOS, um bom profissional que tenha expertise para gerir seus equipamentos também REDUZ CUSTOS, organização dos seus ativos com histórico ajuda e muito a prevenir e evitar paradas inesperadas e isto REDUZ CUSTOS

Pense bem antes de tomar qualquer decisão sobre o que fazer nos casos de manutenção de computadores. Prevenir é preciso, mas também é necessário ter profissionais especializados e que saibam fazer isso.

Hardware, TI , , , , , , ,
About i3cti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: