Blog

21 de janeiro de 2018

Computador lento? Dica simples para deixar seu PC mais rápido

Nosso dia-a-dia de técnico de TI o que mais somos solicitados (ou execrados) é por conta da lentidão do computador ou notebook dos usuários. Mas não é só isto não. Nos celulares, tablets da vida ocorre a mesma coisa. Precisamos ter em mente algumas coisas:

a) Isto tem solução. Mas depende muito de cada caso. São inúmeras as possibilidades e também as ferramentas para resolver.

b) Chega um ponto que o equipamento perdeu sua validade. Equipamentos eletrônicos não estão sendo mais fabricados para a vida toda.

Não entremos no mérito do tempo de vida útil do seu equipamento. Vamos abordar aqui algumas ferramentas simples que poderão ajudar a melhorar a performance do seu equipamento. Caso nada disto seja satisfatório contrate um Técnico de confiança para resolver seu problema com eficiência e preço justo.

Vamos indicar aqui 2 ferramentas. Existem inúmeras pagas e gratuitas. Primeiramente vamos falar do Glary Utilities. Baixe este aplicativo aqui. Não vamos entrar em detalhes da Instalação e Uso porque é simples. Uma vez instalado clique na guia Manutenção 1 Click e depois em Procurar. Ele faz tudo sozinho.

Vamos nos ater na Ferramenta paga Avast Cleanup. Em nossa avaliação um excelente produto.

Avast Cleanup é um utilitário da Avast que visa limpar o lixo eletrônico do computador e tem uma função especialmente útil para PCs antigos. Com o Modo Dormir, a ferramenta analisa os programas que estão rodando em segundo plano e permite suspender os que não estão sendo usados e, mesmo assim, impactam no desempenho. A promessa é de que, com serviços inúteis pausados, o computador possa aproveitar a economia de memória para ficar mais veloz no dia a dia.

A função é a principal novidade da nova versão Avast Cleanup Premium, que pode ser testada por 30 dias gratuitamente. Veja como usar no PC com Windows.

1. Baixe e instale o Avast Cleanup Premium e ative o período de avaliação grátis. Ao abrir o programa, selecione a opção “Acelere”.

Acesse a opção de aceleramento do Avast Cleanup Premium (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a opção de aceleramento do Avast Cleanup Premium

2. O Avast Cleanup Premium irá acusar se há programas em segundo plano interferindo no funcionamento do computador. Clique em “Mostrar” para exibir a lista.

Abra a lista de programas com processos em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a lista de programas com processos em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra a lista de programas com processos em segundo plano

 3. Os programas são organizados de acordo com o nível de impacto no desempenho, do maior para o menor. Clique em “Suspender” para colocar o processo em hibernação e parar de consumir memória.

Suspenda processos de programas não utilizados no momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Suspenda processos de programas não utilizados no momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Suspenda processos de programas não utilizados no momento

4. É importante retirar da lista os programas essenciais para o computador, como os drivers de rede e processos ligados ao hardware do PC. Clique em “Ignorar” ao lado de drivers e apps ligados ao fabricante do processador (Intel ou AMD) e do computador.

Remova da lista os itens essenciais para o PC, como drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Remova da lista os itens essenciais para o PC, como drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Remova da lista os itens essenciais para o PC, como drivers

5. Role a tela para ver os itens suspensos e retirados da listagem. A qualquer momento, é possível despertar (caso a suspensão provoque problemas no PC) ou recuperar um item para a lista principal.

 Cancele suspensões de itens ignorados no Avast Cleanup Premium (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cancele suspensões de itens ignorados no Avast Cleanup Premium (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Conclusão: Com o passar do tempo seu equipamento de fato começa a perder desempenho e não  há uma outra forma de melhorar isto sem que periodicamente se faça uma limpeza geral. Você deve avaliar o que precisa ser feito. Pode contratar um bom técnico de informática para ajuda-lo nesta empreitada. Mas pode fazer tudo sozinho conforme seu grau de conhecimento ou vontade de aprender. Aconselhamos fazer uma boa limpeza física, utilizar as ferramentas indicadas acima. Mas se nada disto resolver considere avaliar se seu hardware está bom e muitas vezes a troca de um componente (pense em usar HDs SSD, por exemplo) pode ser a solução final para o problema.
TI, Windows , , , , ,
About i3cti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: