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21 de janeiro de 2018

Como se posicionar melhor no Google

Há atualmente uma busca incessante pelo melhor posicionamento no sistema de buscas do Google. Mas no nosso entendimento utilizar todas as ferramentas disponíveis para atingir tal objetivo é relativamente simples. E porque muitos clientes reclamam dos resultados finais? Porque o foco deveria ser outro: o Usuário.

Claro que existem boas práticas que devem ser adotadas, e vou falar sobre elas. Porém, o foco está cada vez mais no usuário. Como atingi-lo?

Então o mais importante é fazer conteúdo de qualidade e relevância. Os algoritmos do Google utilizam diversas metodologias para monitorar as atividades de seu site ou redes sociais. Então somente um conteúdo interessante ou novo poderá levar o Usuário a compartilhar e comentar.

Mas como produzir um bom conteúdo para a Internet? 

Diversas são as práticas recomendas. O conteúdo poderá ser um artigo, um vídeo, uma dica, um ponto de vista, não importa. O importante é que esse conteúdo fale diretamente com seu público alvo, impacte, emocione, ensine, opine.

  • Dê a isca! As pessoas leem o título, depois leem o primeiro parágrafo e assim por diante. Portanto, dê informações muito relevantes no início!
  • Crie uma estrutura visual agradável, ler diretamente do monitor não é uma tarefa simples.
  • Divida seu texto por títulos e subtítulos.
  • Coloque palavras destacadas (negrito). Destaque apenas o que é muito importante!
  • Insira links em palavras-chaves relevantes para outros conteúdos relacionados. Desta forma, você estimula a navegação e permanência no seu site.
  • Use fotos, tabelas, listas e gráficos, esses elementos fazem a leitura ficar mais “leve”.

O Google foi aprimorando ao longo do tempo e foi catalogando conteúdos únicos e relevantes, portanto ele possui ferramentas para identificar a prática de duplicidade de conteúdo.

  • Ao copiar um conteúdo, você será o segundo a publicar essa informação, de cara é uma desvantagem.
  • Ao duplicar um conteúdo, você pode perder o foco no seu usuário.
  • Gostou de um conteúdo? Coloque sua opinião e faça referência a ele com um link!
  • Muito além de apenas produzir conteúdos, temos que manter a atenção e interesse do usuário. Ao duplicar algo, esse conteúdo pode ficar desinteressante. 

Dicas técnicas para melhorar seu posicionamento natural nos buscadores.

Essas dicas abaixo sempre existiram e sempre existirão! É o básico não apenas para o Google, mas também para TODOS os buscadores. Muitos sites não seguem todas as dicas, portanto caso não pratique alguma delas, comece já!

  1. Faça uma lista com as principais palavras-chaves referentes ao seu conteúdo e aplique no texto. Não exagere na repetição dos termos, os buscadores poderão entender como tentativa de manipulação.
  2. Use texto puro, evite flash e jamais insira texto nas imagens. O Google só compreende muito bem HTML simples, não dificulte as coisas!
  3. Coloque um título relevante para sua página. Lembre-se cada página deve possuir um conteúdo diferente e logo deverá ter um título exclusivo.
  4. Deixe seu site leve (tamanho real dos arquivos e imagens). Quanto mais leve os arquivos, os buscadores ficarão mais “felizes” e isso facilitará a indexação do seu site em melhores posições.

Mas então perceba que não há fórmula mágica como muitos imaginam. O bom posicionamento nas primeiras páginas da pesquisa do Google também não é um fator sorte. E muito menos creia que será imediato. O Conteúdo relevante é tudo. A simplicidade e autenticidade não podem ser deixadas em segundo plano. Experimente e verá.

 

 

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