Blog

18 de fevereiro de 2018

Você sabe se seu navegador está protegido contra minerador de bitcoin?

Quase todo mundo já sabe o que é o bitcoin (para aqueles que não sabem, o bitcoin e seus derivados, de forma bem simplificada são moedas virtuais criadas a partir de códigos matemáticos complexos que exigem um grande conjunto de computadores em rede para serem criados). Para que se crie um bitcoin é necessário uma quantidade enorme de processamento dos computadores que executam estes códigos matemáticos. E ai tiveram a brilhante ideia de utilizar as máquinas dos usuários incautos para executar fragmentos destes códigos em suas máquinas e de forma oculta. Talvez você tenha experimentado uma grande queda de performance do seu computador ou navegador. Pode ser que você precise investigar melhor sobre mineração de bitcoin porque alguns sites executam os programas em segundo plano, muitas vezes, sem conhecimento dos usuários. Ao fazer isso, consomem capacidade de processamento e energia do computador, deixando o sistema lento e prejudicando o acesso à Internet.

No caso de notebooks, a autonomia da bateria pode ser comprometida ao visitar sites que usam ferramentas de mineração. Vamos ajuda-lo um pouco.

O Navegador Opera disponibiliza um serviço que testa se seu navegador está protegido contra mineradores de bitcoin. Apesar de polêmica, o uso de scripts para a mineração de moedas virtuais não é proibida e tem se tornado cada vez mais comum.

Siga estes passos abaixo para verificar seu navegador:

1. Acesse o site de verificação cryptojackingtest.com a partir de qualquer navegador, como o Chrome, Firefox ou Microsoft Edge. Clique em “Start”. Aguarde até que o teste seja realizado;

2. Quando a verificação terminar, o resultado será exibido na tela. A mensagem “You’re protected” significa que o seu navegador está protegido.

Como se proteger

Caso o seu navegador esteja vulnerável a mineradores de bitcoin, veja nossa Base de Conhecimento com a dica de como instalar um bloqueador. As dicas valem para usuários de Chrome, Firefox e Microsoft Edge. No Chrome, as extensões No Coin e No Mining também podem ser adicionados ao navegador para evitar a mineração. Se você usa o Opera, é possível ativar o bloqueio nativo do navegador sem precisar instalar nada.

 Na dúvida você pode contratar um bom técnico de informática para ajuda-lo nesta empreitada.
Segurança Digital
Sobre i3cti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: