
Há atualmente uma busca incessante pelo melhor posicionamento no sistema de buscas do Google. Mas no nosso entendimento utilizar todas as ferramentas disponíveis para atingir tal objetivo é relativamente simples. E porque muitos clientes reclamam dos resultados finais? Porque o foco deveria ser outro: o Usuário.
Claro que existem boas práticas que devem ser adotadas, e vou falar sobre elas. Porém, o foco está cada vez mais no usuário. Como atingi-lo?
Então o mais importante é fazer conteúdo de qualidade e relevância. Os algoritmos do Google utilizam diversas metodologias para monitorar as atividades de seu site ou redes sociais. Então somente um conteúdo interessante ou novo poderá levar o Usuário a compartilhar e comentar.
Mas como produzir um bom conteúdo para a Internet?
Diversas são as práticas recomendas. O conteúdo poderá ser um artigo, um vídeo, uma dica, um ponto de vista, não importa. O importante é que esse conteúdo fale diretamente com seu público alvo, impacte, emocione, ensine, opine.
- Dê a isca! As pessoas leem o título, depois leem o primeiro parágrafo e assim por diante. Portanto, dê informações muito relevantes no início!
- Crie uma estrutura visual agradável, ler diretamente do monitor não é uma tarefa simples.
- Divida seu texto por títulos e subtítulos.
- Coloque palavras destacadas (negrito). Destaque apenas o que é muito importante!
- Insira links em palavras-chaves relevantes para outros conteúdos relacionados. Desta forma, você estimula a navegação e permanência no seu site.
- Use fotos, tabelas, listas e gráficos, esses elementos fazem a leitura ficar mais “leve”.
O Google foi aprimorando ao longo do tempo e foi catalogando conteúdos únicos e relevantes, portanto ele possui ferramentas para identificar a prática de duplicidade de conteúdo.
- Ao copiar um conteúdo, você será o segundo a publicar essa informação, de cara é uma desvantagem.
- Ao duplicar um conteúdo, você pode perder o foco no seu usuário.
- Gostou de um conteúdo? Coloque sua opinião e faça referência a ele com um link!
- Muito além de apenas produzir conteúdos, temos que manter a atenção e interesse do usuário. Ao duplicar algo, esse conteúdo pode ficar desinteressante.
Dicas técnicas para melhorar seu posicionamento natural nos buscadores.
Essas dicas abaixo sempre existiram e sempre existirão! É o básico não apenas para o Google, mas também para TODOS os buscadores. Muitos sites não seguem todas as dicas, portanto caso não pratique alguma delas, comece já!
- Faça uma lista com as principais palavras-chaves referentes ao seu conteúdo e aplique no texto. Não exagere na repetição dos termos, os buscadores poderão entender como tentativa de manipulação.
- Use texto puro, evite flash e jamais insira texto nas imagens. O Google só compreende muito bem HTML simples, não dificulte as coisas!
- Coloque um título relevante para sua página. Lembre-se cada página deve possuir um conteúdo diferente e logo deverá ter um título exclusivo.
- Deixe seu site leve (tamanho real dos arquivos e imagens). Quanto mais leve os arquivos, os buscadores ficarão mais “felizes” e isso facilitará a indexação do seu site em melhores posições.
Mas então perceba que não há fórmula mágica como muitos imaginam. O bom posicionamento nas primeiras páginas da pesquisa do Google também não é um fator sorte. E muito menos creia que será imediato. O Conteúdo relevante é tudo. A simplicidade e autenticidade não podem ser deixadas em segundo plano. Experimente e verá.